9 de maio de 2013

Como foi até aqui

No final do ano passado, em Dezembro, abriram as inscrições pro programa Ciência Sem Fronteiras, do governo. A princípio, eu iria concorrer nesse programa para a Alemanha, minha primeira opção de intercâmbio na época. As datas são um pouco apertadas e tem um monte de pormenores que ninguém te fala antes de sair o edital - LEIA SEMPRE O EDITAL, ele vai te salvar.

Não vou me alongar muito nele, porque acabei desistindo de ir para a Alemanha - culpa de um professor meu que ficou falando, erroneamente, mal das universidades de lá, do meu medo de não entender nada em alemão, apesar de eu estar no nível B1, e dessa moça, que ficou fazendo propaganda da Dinamarca.

Por fim, não me inscrevi pelo CsF mesmo e em Fevereiro/Março desse ano abriram as inscrições para intercâmbio pelo programa da minha faculdade, a FAU UFRJ, que é separado do processo seletivo do SCRI, programa de intercâmbio da própria UFRJ. Aliás, vale dizer que quem é aluno da FAU tem algumas muitas maneiras de concorrer a intercâmbio: SCRI, Poli, Convênio FAU, CsF e Convênio Santander, que só é aberto pra quem tem conta no banco.

Depois de me matar para terminar meu portfólio - gastando as míseras férias de Natal e Ano Novo (culpa da greve) e o Carnaval para isso - entreguei todos os documentos no último dia de inscrição, como todo mundo, e torci para que a Dinamarca não fosse o país mais concorrido (lá na FAU todo mundo quer ir pra Barcelona, anyway). Algumas semanas depois, colocaram no mural o resultado e eu tinha passado! Ebaaaa! Foi festa e tudo mais e eu fiquei no aguardo para a Coordenação de Intercâmbio me falar o que eu tinha que fazer.

E fiquei no aguardo
E aguardo
E aguardo
E aguardo

Até que nada. Resolvi - por alguma razão milagrosa - entrar no site e eis que encontro isso:

Application Deadlines:
15 October: Spring Semester (February)
15 April: Autumn Semester (September)


Era final de Março e até confirmar se isso era verdade e tudo mais com a coordenação era início de Abril e eu descobria que demoravam 5 dias a postagem mais rápida para a Dinamarca - pois é, internet para que.

Correndo e torcendo pra tudo chegar direitinho no dia 15 eu mandei os documentos pelo corredio dia 08.

Depois disso foi mais uma série de 3 semanas esperando alguma boa alma me dar sinal de que eu tinha sido aprovada e eu pensando que tudo tinha dado errado e que não ia mais viajar. Até que hoje, lindamente, recebo por e-mail a carta que coloquei antes aqui. Agora, feliz da vida, eu vou resolver tuuuudo e o que ainda precisa ser feito a tempo, porque, afinal, Maio tá voando.

Coisas a resolver (não necessariamente nesse ordem...):
  1. Comprar passagens - ok, minha mãe já fez isso para mim, porque tava ficando caro
  2. Tirar o visto
  3. Achar moradia
  4. Fazer planos de estudos
  5. Aprender a andar de bicicleta
  6. Organizar festa de despedida \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário