14 de junho de 2013

Visto e taxas

Finalmente resolvi dar entrada no meu visto de estudante, mas as coisas tem sido complicadas. Não por conta do processo, que parece bem simples até (comparado com o dos EUA, pelo menos), mas por causa do pagamentos das taxas e do meu amado cartão de crédito!

A Dinamarca não tem consulado nem embaixada no Brasil, esses assuntos ficam por conta do Consulado e da Embaixada da Noruega. No meu caso, o visto é de estudante, e não de intercâmbio estudantil, como eu achei que fosse (esse é só quando você vai pelo Rotary, por exemplo).

Dentre os documentos, a única coisa bem incoveniente é precisar de uma foto 35x45mm - 3x4cm pra que, né? Outra coisa chata é precisar de um comprovante de renda - que eu não tenho - no meu nome e no valor de  DKK 4.200,00 por mês. Ou seja, 4.200 x 12 = DKK 50.400, dividindo por três, dá uns R$16.400. Dinheiro esse que teve que ser depositado pelos meus provedores e bancadores da minha viagem, mãe e pai. ♥ O formulário ST1 eu recebi da faculdade há tempos pelo correio e já tá preenchido aqui.

Só falta pagar as taxas, uma por depósito bancário em dinheiro e a outra que pode ser paga pelo cartão de crédito. Mas isso eu só vou conseguir fazer quando o VISA autorizar de verdade o pagamento - eles já liberaram duas vezes e quando eu vou pagar não consigo!

3 comentários:

  1. Querida Giordana, há o Consulado Honorário da Dinamarca aqui no Rio de Janeiro sim, na Rua México n° 90 - Centro, se eu não me engano; eu fui lá há pouco tempo, pelo menos existia rs. Eles são muito atenciosos, acho que eles podem te ajudar em alguma coisa, caso precise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que havia o Consulado na Noruega no Rio, que responde pela Dinamarca, de acordo com o site - esqueci de mencionar ali -, mas achei que fosse na torre do Rio Sul, será a mesma coisa? Eu até já consegui pagar a taxa e pretendo entrar com o processo pra visto essa semana ainda, mas obrigada!

      Excluir
  2. Não... Creio que não seja a mesma coisa, pois há pouco tempo fui àquele endereço que eu lhe dei e realmente era Consulado da Dinamarca, aliás, era um escritório bem novo, talvez seja recente. E é bom porque é vazio, então eles dão toda atenção rs. Nem se compara com o Consulado dos EUA rs. Eu faço estágio num escritório especializado em direito internacional e atendimento a estrangeiros, por isso que eu sei um pouco sobre isso rs. Aliás, se você precisar de qualquer ajuda ou tirar alguma dúvida eu terei muita honra em ajudá-la, você me parece ter muito talento! Desejo o melhor para você!

    ResponderExcluir