9 de novembro de 2013

Royal Academy of Fine Arts - Estrutura, campus, aulas

Várias pessoas que estão querendo fazer intercâmbio pra cá - e uns tantos curiosos - me perguntaram como que é a faculdade. Então aí vai!

Estrutura do curso
A Academia Real de Belas Artes da Dinamarca (?) é composta por três escolas, que se juntaram em 2011. Junto com a Escola de Arquitetura, estão a Escola de Design e a Escola de Conservação, todas elas compondo a KADK. Além delas, meio que no mesmo campus, estão a escola de música e de artes dramáticas.


Já falei um pouco da estrutura do ensino superior na DK aqui. Então, eu estou cursando o terceiro ano de bacharelado. Aqui, você termina os 3 anos de bacharelado como arquiteto, já podendo trabalhar e assinar projetos, mas, para conseguir emprego e melhor remuneração, praticamente todo mundo faz mais 2 anos de mestrado. Pelo o que eu entendi, o mestrado aqui na faculdade é bem mais prático do que eu imagino ser um mestrado. Na maioria dos departamentos você tem um só projeto durante o ano todo, além de cursos e palestras e eu ainda não entendi se tem uma tese no final ou não. A maioria dos intercambistas vem pra cá fazer o mestrado, sendo grande parte deles pra fazer os 2 anos de curso. Maaaas eu estou fazendo o terceiro ano do bacharelado, o que muda quase tudo. :)

Departamentos
A faculdade é dividida em  9 departamentos, cada um deles tendo um foco e interesse. Quando eu me inscrevi, escolhi o departamento 10 - e acabei ficando nele mesmo. Várias pessoas são realocadas e você pode mudar depois se não gostar, mas tem um limite de tempo. Quem está aqui desde o primeiro ano pode mudar de departamento ao longo do curso e no mestrado você escolhe de novo. Além desses 9 departamentos (eu não sei porque eles não tem o dep. 4 nem o dep. 9) tem o CITA Studio, o KKA e o KKT, que oferecem somente cursos de mestrado, sendo os dois último só em dinamarquês. Junto com os departamentos atuam os Institutos, que são os centros de pesquisa e também oferecem os cursos teóricos - tudo o que não é de projeto -, comuns a todos os departamentos. São 4 institutos: Cultura Arquitetônica (ou algo assim), Tecnologia, Planejamento e Design e Comunicação. Toda essa estrutura está sendo revista esse semestre, então é possível que no ano que vem esteja tudo diferente!

Os intercambistas podem escolher entre os departamentos 1, 3, 7, 8, 10, 11 e o CITA Studio, já que esses são aqueles que oferecem cursos em inglês. Maaaaas eu conheci uma menina norueguesa que conseguiu ser realocada para o KKT (a relação entre norueguês, dinamarquês e  sueco é tipo português com espanhol: eles se entendem) então não é impossível entrar nesses outros departamentos. A gente também tem que se inscrever nos cursos, que acontecem em blocos durante o ano letivo. Eu estou fazendo três cursos agora, dois de teoria e história e um de estruturas.

Calendário
Confesso que tenho muito menos férias e feriados do que eu imaginava. Nós temos um longo ano letivo, que vai do início de setembro até meados ou final de junho, dependendo do ano. Em questão de férias, temos férias de Natal e Ano Novo, mas não temos Spring Break :( Em compensação, tem alguns dias de folga entre os semestres, no final da janeiro, férias de Páscoa - que, estranhamente, aparecem no meu calendário uma semana depois da Páscoa - e tem alguns feriados em maio. Outra coisa que achei interessante é que aqui eles contam pelas semanas. :)


Os projetos também são separados em blocos. Assim, nessa organização de calendário - que eu descobri ser praticamente única do meu departamento - a gente tem um mês de cursos, separados das matérias de projeto. Localizando no calendário, esse último projeto que eu fiz é o laranja. Os feriados são as marcações em azul claro. O vermelho gigante e sombrio no final é o projeto final do bacharelado - o que poderia equivaler ao nosso TFG no quesito de importância.

Ah, uma coisa ruim: como intercambista, eu não pude escolher as matérias de projeto que eu vou cursar, eu simplesmente tive que aceitar e fazer o que todo mundo do departamento vai fazer. Ou seja: mais um ano puxado da faculdade.

Studio + Cursos
Basicamente, é assim que o curso é estruturado. O trabalho no ateliê - o studio - é 90% do trabalho total. Isso foi um pouco maçante pra mim no primeiro projeto, mas deve ser só uma questão de adaptação mesmo.  Lado bom: você tem sua própria mesa e seu armário, pode deixar tudo quanto é material, bagunça e sujeira na faculdade e só levar seu corpo cansado pra casa - os próprios professores disseram que não queriam que a gente levasse trabalho pra casa. Lado ruim: é difícil, pra mim, ficar sempre no mesmo ambiente, então eu tinha que dar umas fugidas pra biblioteca, pra cantina ou pro pátio vez ou outra.

O trabalho com os professores é mais de consultoria, tendo também algumas palestras. Toda semana temos as tabel crits, quando você mostra o projeto pro(s) professor(es) e ouve que tem que mudar tudo - ok, drama a parte, eles são bem mais imparciais do que alguns (muitos) professores da FAU. Na maior parte do tempo a gente trabalha por si só, tendo que administrar nosso próprio tempo. O horário oficial de aula é de 9h às 17h, mas, na real, quem faz seu horário é você, já que aqui todo mundo é adulto e ninguém faz chamada.

"Campus"
Não sei por que, em um país frio, em que mais da metade do ano faz menos que 10ºC, a faculdade tem um campus aberto. Pra fazer qualquer coisa fora do ateliê a gente tem que se expor ao tempo - e ao friiiio - e isso é um tanto chato, já que o café fica gelado antes mesmo de chegar ao ateliê.


Tudo o que você precisa está dentro do amarelo: ateliê, oficinas, cantina, cafeteria, auditórios, secretaria e biblioteca. E mais pra baixo também tem um mercado, aberto até as 22h, salvador dos famintos nos dias de virada.

Ateliês
Além da sua mesa e seu armário, no ateliê tem uma máquina de xerox/impressora, a máquina de cortar isopor, uns sofás, banheiros e uma copa com frigobar e pia. Junto com a sua mesa, você ganha uma cadeira, um armário, umas prateleiras e uma luminárias. Espalhado pelo ateliê também tem uns murais, onde a gente pendura coisas de projeto, apresentações, etc. No último andar do prédio tem um laboratório de informática com vários computadores, uma impressora colorida e salas de reunião/palestra. Cada departamento tem um prédio e um andar. No caso do bacharelado, todos os anos ficam no mesmo andar, mas em áreas diferentes.

Auditórios
Além do auditório no nosso prédio, tem um prédio inteiro só de auditórios, de vários tamanhos. Os cursos teóricos acontecem lá, assim como exposições e workshops. O prédio também abriga uma cafeteria, que funciona até mais tarde do que a cantina.


Entrada do prédio dos auditórios e exposição

Cantina
A cantina serve café da manhã e almoço. A comida varia e é meio estranha às vezes - como nos dias em quem tem três opções diferentes de batata ou quando tem coisas que não dá pra saber o que vai dentro. Tem bastante opção vegetariana, o que é bem legal. Todo dia tem sanduíches, smørrebrod, "comida quente" e salada. A comida não é muuuuito baratinha não, nada comparado com um bandejão da vida, mas tenho gastado de 1,50 a 3 dólares pra almoçar. Coisa boa: o pão e a água são de graça. :)

A cantina também é o local das festas, como os fridaybars, organizados pelos estudantes. O fridaybar é um bar na sexta-feira, que vai das 16h as 22h, onde a cerveja é barata, tem música pra danças e todo mundo "pode" fumar dentro da cantina. Vez ou outra também ocorrem umas festas maiores, organizadas por o que eu entendi ser o DCE daqui, que tem decoração, cerveja não tão barata, vários drinks, comidinhas e vão até mais tarde. É na cantina que as pessoas colocam anúncios de tudo quanto é tipo também, festas, apartamentos, workshops, palestras...

Teto da cantina e anúncio :)


Cantina durante o fridaybar

Pátio
É basicamente a parte externa da cantina, com um monte de mesas pros fumantes - porque só eles pra ficarem do lado de fora quando está frio - ou pros dias de sol. Não sei se esse é o padrão, mas esse semestre tem vários mobiliários feitos por estudantes de design lá, o que dá um toque bem legal e "agrega valor ao pátio". :) Na parte do pátio que não é extensão da cantina acontece meio que um canteiro experimental, onde as coisas vão mudando ao longo do ano.

Mobiliário feitos pelos alunos!

Experimentos e workshops no canteiro experimental

O que tinha dentro de algumas daquelas caixas :)

Canteiro experimental
Além desse canteiro experimental no pátio tem um outro que fica na margem do canal. É um lugar muito legal, ainda mais nos dias de sol. Apesar de a faculdade usar como canteiro, é um local público e tem sempre umas pessoas aleatórias andando por lá, assim como alguns barcos ancorados - como um barco restaurante! Fica atrás da Opera House, pra onde também se tem vista de alguns ateliês.

Canteiro experimental e barcos!

Laboratórios/Oficinas
A faculdade tem duas oficinas - umas de arquitetura e outra de design - e alguns laboratórios. Na oficina tem praticamente qualquer equipamento que eu já imaginei usar pra fazer maquete. Tem máquina para trabalhar com madeira, metal, plástico e isopor, além de vender alguns materiais também. Tem sempre um supervisor responsável por lá, mas você usa as máquinas por si só - tirando a laser cut. É um pouco triste que eu não saiba mexer nem na metade das máquinas da oficina, já que na FAU a gente nunca foi propriamente apresentado às máquinas - tirando na eletiva que eu fiz período passado -, mas como um dos meus objetivos de vida é ter uma oficina, pelo menos de madeira, em casa, é uma questão de tempo para eu aprender. :)

Lasercut e coisas divertidas na oficina

Biblioteca
Eu adoro a biblioteca daqui. Além de ter uma seleção muito boa de livros, o ambiente é muito confortável e ótimo pra fugir um pouco do ateliê. O sistema de aluguel de livro é todo digitalizado e muito prático. Tem também vários computadores - leia-se Macs - para pesquisa, onde a gente pode sentar (viu, FAU?), além de alguns sofás e várias mesas para estudos em grupo ou individual. Também tem um máquina de café na biblioteca, o que te poupa do trabalho de ir atééé a cafeteria (ou outro lado da rua haha) e voltar.


Loja e gráfica
Como toda faculdade de artes que se preze, temos uma lojinha de materiais super faturados. Não dá pra achar de tudo lá, mas quebra bastante o galho e a gente tem desconto de 20% no material. Como no ateliê só dá pra imprimir até tamanho A3, tem uma gráfica do lado da loja, onde dá pra imprimir acho que tudo - ainda não tive que usar, então não sei detalhes de quanto dinheiro a gente perde nisso.

Bicicletário
Como não podia faltar, espalhado por todo o campus tem centenas de vagas para bicicleta, que ficam completamente cheias depois das 10 da manhã. :)

Um sábado, um dia de sol que já ia acabar e um dia de outono.

Ah, e mais uma coisa, como o outono está bombando e não para de chover, achei digno adaptar o layout do blog à estação. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário