26 de agosto de 2013

Semanas iniciais = Turistar!

Com três semanas para as aulas começarem, um quarto pra morar quase 100% definido e companhia ao lado, nada melhor do que conhecer a cidade. A primeira semana só choveu e só a partir da metade da semana passada é que começou a fazer sol - e que sol! Fiquei de bobeira, achei que não era de nada, e acabei ficando com o rosto e os braços queimados. Mas foi bom, porque não aguentava mais andar na rua com chuva e frio :)


Centro da Cidade
Nos primeiros dias, esse foi basicamente nosso programa. Copenhagen tem muitas lojas no centro da cidade, a maioria concentrada na Strøget, uma rua de pedestres que atravessa grande parte do centro histórico. Lá tem de tudo, desde uma Sephora enorme e lojas como Gucci e Louis Vitton até lojas completamente desconhecidas que vendem roupas que (parecem, de tão mal feitas) costuradas com os dentes :) Tem também vários restaurantes, alguns não tão bons assim - ou eu que não dei sorte mesmo - e foi onde nós acabamos comendo em vários almoços e jantas.



Aquário
O aquário foi um ótimo programa pra esses dias de chuva, já que a maior parte dele é fechado - tem uma praia também. Compramos os ingressos diretamente no hostel e fomos de ônibus, mas também dá pra ir de metrô. Fomos em um dia de semana e estava bem cheio, talvez por ser época de férias ainda. Vale ficar de olho em uns totens que tem espalhados lá dentro, onde eles mostram a programação de atividades. Dá pra ver eles alimentando os animais ou participar de pescarias, entre muitas outras coisas. Um destaque especial para a área da Amazônia, onde tem piranhas - e eles fazem a maior propaganda - e lembra o Rio de Janeiro no verão, só que muito mais úmido! Entrei e saí muito rápido, não estou com saudade do clima úmido ainda :) Comer lá dentro não foi muito jogada. Eles possuem áreas para picnic, então talvez seja melhor levar a própria comida (sanduíches e etc), pois lá a comida é um pouco cara - como na maioria dos lugares.

Cristiania
Cristiania é uma comunidade independente dentro de Copenhagen. Lá eles tem as próprias regras, taxas, correio, escolas e etc. Não visitei propriamente dito, passei por lá em um dia em que só chovia e era caminho para a minha faculdade. A princípio, não entendi o que era, já que você está andando pela cidade e do nada começam a aparecer paredes (muito) pixadas e coloridas, mas aí vem uma placa e tudo fica esclarecido :) Tinha um forte cheiro de maconha, mesmo ela não sendo legalizada aqui - até onde eu sei.

Opera House
Passei por lá logo depois de ir na faculdade, já que é - literalmente - do lado. Um prédio bem novo e muito bonito, tem visitas guiadas, mas acho que são pagas. Estava em cartaz Alladin e eu quase fui assistir - incrivelmente, tem legendas em inglês.

Zoo
Fomos no Zoo num domingo e estava bem cheio! A atração especial é o urso polar, que eu nunca tinha visto, e que é lindo! Uma coisa que achei interessante e diferente do zoo do Rio, por exemplo, é que são poucas as grades - a maioria das divisórias entre você e os bichinhos é de vidro, o que nos deixa ver muito melhor os animais. No Zoo também tem uma área dedicada à Amazônia, que é mais legal o que a do aquário. Tirei até uma foto do marcador: 95% de umidade do ar! O legal é que era um aviário aberto - nada comparado ao Parque das Aves em Foz, óbvio - e tinha várias borboletas bonitas. Por causa da chuva, não conseguimos ver vários animais, que estavam se escondendo dela ou dormindo mesmo - menos os camelos, que ficaram deitados na areia, na chuva, o tempo todo.



Tivoli
Fomos na segunda-feira, depois do zoo, e estava bem cheio também. Pra mim foi um pouco difícil entender a questão dos tickets. Como Tivoli é também um jardim, além do parque de diversões, você compra duas coisas separadas: a entrada para os jardins (mais barata) e o passa livre para os brinquedos. Também é possível comprar passes individuais para cada brinquedo, mas se você quiser mesmo aproveitar o parque é melhor comprar o passe livre - a outra opção é legal para gente como a minha mãe, que só vai na roda-gigante :) Dentro do parque tem muuuuuitos restaurantes, mais até do que brinquedos, e tem pra todos os gostos e bolsos. A entrada do parque também da direito a ver vários espetáculos de teatro, música e dança que acontecem nos dois ou três palcos de lá. Vale a pena ficar até tarde para assistir ao espetáculo de luzes e água, que acontece às 21:45, em ponto - mesmo, ele começou na hora em que o relógio bateu. Muito bonito, achei mais encantador do que muito espetáculo de luz da Disney; e ainda fiquei em um local ótimo de assistir, na ponte que fica em cima do lago - assim, as luzes passam por você e parece que você está dentro da história :)

Islands Brygge
Meu lugar favorito da cidade até agora :) Não sei de foi porque fomos lá no primeiro dia de sol de verdade ou porque lembra uma orla - é a orla do canal -, mas achei muito gostoso. Tem vários restaurantes em volta e também sorveterias - talvez por causa da piscina pública que tem ali. Tem vários gramados e as pessoa sentam lá para comer, conversar ou tomar sol - de biquini, de roupa, meio-a-meio, do jeito que der! Foi lá que eu fiquei mais vermelha - porque eu não bronzeio nunca né -, mas foi muito gostoso e dá vontade de ficar deitada lá o dia inteiro - até que alguma nuvem entra na frente do sol e fica "frio"de novo.



Ainda não falei dos castelos e palácios, que são todos relacionados à Família Real Dinamarquesa - merecem um post a parte, só pra entender a monarquia daqui haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário