30 de agosto de 2013

Um teto e uma cama quente

Eu já havia falado, há muito tempo atrás, que é realmente difícil achar moradia em Copenhagen. Eu tive a maior sorte do mundo e encontrei algo logo na primeira semana! Foi através do grupo de um grupo de brasileiros que moram aqui na Dinamarca: eu coloquei um anúncio lá, falando que estava procurando algo, e logo alguém me indicou essa mulher, cujo apartamento eu estou agora :)




Em laranja, o centro da cidade. Em azul, a faculdade. O "A"é aqui :)

O nome dela é Katja (que se pronuncia Cátia, igual no alemão!) e ela é realmente um boa pessoa. Eu e minha mãe viemos visitar o apartamento e duas semanas e alguns e-mail depois voltamos para assinar o contrato. Na segunda-feira seguinte (essa segunda que passou) minha mãe foi embora e eu me mudei para cá. Fiquei 3 dias dormindo no quarto dela - e ela na sala! - porque ela tinha visitas. Ontem a noite, finalmente, vim para o meu quarto, feliz da vida! Meu quarto até o ano que vem, assim espero :) Como ainda está uma bagunça, em breve em coloco algumas fotos, com ele arrumadinho e com minhas tralhas.

Sobre o contrato, ele estava em dinamarquês. Pois é. Mas ela foi lendo tudo pra mim em inglês - e era MUITO mais simples do que qualquer contrato que eu tenha visto no Brasil. No aluguel de 4000kr estão inclúidas todas as contas (luz, água, internet e TV). Posso também usar o banheiro e a cozinha, assim como tudo o que tem nela - é uma cozinha muito bem equipada - assim como outras coisas como aspirador de pó e coisas de limpeza. A lavanderia é paga a parte; pelo o que ela falou é bem barata, mas eu ainda não fui lavar roupa para descobrir.

A Katja é realmente uma pessoa muito legal. Já foi ao Rio e a Foz do Iguaçu, tem uma coleção de Havaianas e adora cozinhar! Ela deve ter uns 40 e poucos anos e trabalha como assistente social em uma empresa. Ontem, para comemorar minha mudança para o quarto e me dar as boas vindas, ela fez um jantar típico dinamarquês que eu não lembro o nome :) Mas era carne de porco assada, tipo bacon, com repolho cozido, batatas cozidas e um molho tipo branco com salsinha, bem gostoso!


Os arredores do prédio são bem legais e tranquilos. O nome desse bairro é Christianshavn e tem um monte de coisa que eu nem descobri ainda! Fica do lado de um canal famoso e eles chamam essa ilha de Little Amsterdam. A faculdade fica - realmente - 5 minutos a pé da porta de casa e é praticamente do lado do ponto de ônibus (ônibus 9A), há umas 3 quadras do metrô e dá pra ir pro centro da cidade andando - por esses motivos eu ainda não comprei minhas bicicleta, mas acho que vou comprar de qualquer jeito, já que dá preguiça de andar pra tudo quanto é canto! A primeira foto é da rua do canal, aqui do lado, e a segunda é a vista da sala de estar :)


Com o contrato em mãos, terça-feira eu já fui e me registrei na cidade - aeeee! Recebi meu querido CPR Number - que é tipo um CPF ou algo assim e te dá direito a usar o sistema público de saúde e tudo mais, como um cidadão. A carteirinha mesmo deve chegar em alguns dias.

Depois disso, fui buscar uma empresa de telefone, pra não ficar dependendo de Wi-Fi - o que é bem irritante. Existem muitas empresas aqui e eu fiz uma pequena pesquisa antes de fechar com a Telmore. Os preços eram bem parecidos, mas como a Katja tem telefone dessa empresa e acha ela boa, resolvemos por essa mesmo. Ela inclusive se ofereceu para receber as contas no nome e no cartão dela, já que meu cartão é Visa Travel Money e eu não tenho conta em banco aqui. Então acabou que, por estar no nome dela, ganhei 150kr de desconto esse mês :D Fiz um plano com 3 horas de telefone + 5,5GB de internet e ficou 150kr por mês (o primeiro mês seria 248kr, por isso o desconto ;) ). Achei até barato, pra o que eu estou acostumada a gastar com telefone no Rio. O chip também deve chegar em alguns dias pelo correio. Ou seja, várias correspondências para mim :)

Acho que é isso. Antes de ontem teve o primeiro encontro dos estudantes internacionais, mas isso é pra outra vez :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário