2 de setembro de 2013

E começou!

Para resolver algumas confusões que eu tinha, vou esclarecer logo o nome da faculdade. Em inglês: Royal Danish Academy of Fine Arts - School of Architecture, Design & Conservation. Sigla: RASA. Em dinamarquêsDet Kongelige Danske Kunstakademis Skoler for Arkitektur, Design og Konservering. Sigla: KADK. Tentei achar algum sentido nas siglas (em negrito) mas não sei se está certo. Tem mais uma sigla, que é KARCH, que eu penso ser somente Kunstakademiets Arkitektskole. Enfim, o site é esse, pra quem ainda não viu. Pra falar desses dias de introdução à faculdade, vou separar por dia, que fica mais fácil :)


Quarta-feira
Quarta foi o primeiro dia e eles - dois alunos que organizaram todos esses dias de "boas vindas" aos estudantes internacionais - marcaram um picnic no meu já local favorito, Islands Brygge :) Tinha bastante gente lá, umas 50 pessoas, de tudo quanto é lugar. Falei mais e fiz mais amizade com uma menina de Paris, uma de Taiwan, uma de Edimburgh e outra de Melbourne. Tenho a leve impressão de que era a única latino-americana de lá, apesar de alguém ter me falado que tinha outra garota do Brasil por ali - eu não encontrei. É um pouco chato a reação das pessoas quando você fala que é do Brasil. A maioria simplesmente acha longe demais - apesar de ter um monte de gente da Austrália, China e Japão por ali, parece que ninguém entende que a Ásia é muito mais longe. Acho que encontrei duas ou três pessoas que acharam isso legal. Só uma dela me disse que gostaria muito de conhecer Brasília - e não o Rio! - e que gosta do Oscar Niemeyer, o que foi bem legal :)


Quinta-feira
Foi o primeiro dia na faculdade propriamente dito. Tivemos umas palestras de introdução desses alunos, dos coordenadores e umas pessoas que eu não sei quem são, na verdade. Almoçamos na cantina e depois tivemos um mini-passeio de barco pelos canais de Copenhagen, o que foi bem legal. Basicamente, ficamos ouvindo a maior parte do tempo e de noite fomos a um bar no centro, onde a cerveja era cara (30kr).

Sexta-feira
Mais palestras, com algumas dicas sobre a cidade e tal. Recebemos nossa carteirinha, e-mail e senha pra intranet da faculdade e para o sistema de e-mails e internet. Teve um tour pelo campus, onde eles, desajeitadamente, nos mostraram os departamentos e também descobrimos em qual nós vamos ficar. O meu é o 10, Architecture, Conditions and Vision, assim como da minha quase-chará Jordan, a menina de Edimburgh. :)


A parte mais legal desse dia foi o almoço, uma típica comida dinamarquesa! Smørrebrød é esse sanduíche aberto, que você põe praticamente tudo. Umas coisas meio estranhas, mas eu pus o que eu gostava, então ficou muito gostoso! O pão preto deles é cheio de sementes (?) e grãos e tem uma textura bem diferente, mas achei gostoso, quando você põe manteiga ou patê em cima. Ele é comido frio, o que eu não entendo bem, já que aqui já o frio o suficiente. Mas parece que eles costumam comer as coisas frias mesmo. Depois do almoço, nos levaram para nossos departamentos e conhecemos os professores, que nos deram um panorama geral do que vai ser o ano letivo. 


Sábado e Domingo
Não fiz quase nada no fim de semana, simplesmente porque eu ainda não tinha desfeito as malas decentemente e queria arrumar o quarto antes de começarem as aulas. No final, o quarto ficou excelente  :) Ele é muito espaçoso e incrivelmente todas as minhas roupas couberam no mini guarda-roupa que tem aqui.


Segunda-feira = Hoje!
A abertura oficial da faculdade foi às 11h, no auditório. Um monte de fala em dinamarquês que eu não entendi nada e teve música ao vivo. Acho que quem cantou deve ser alguém famoso ou tradicional daqui, porque o pessoal aplaudiu bastante. Depois, hora do almoço, e aí estava a maior surpresa do dia: cerveja de graça! E ainda cerveja boa, que é a Carlsberg, a cerveja local :)


Depois do almoço, nos reunimos novamente no departamento. Mais blá blá em dinamarquês e, para o meu alívio, depois que as turmas - que na verdade é por ano de estudo - foram separadas, só se falou inglês :D A estrutura da faculdade aqui é BEM diferente da FAU UFRJ.

Primeiro que eles seguem a Declaração de Bolonha - assim como boa parte da Europa - que separa os anos de estudos em 3 + 2 : 3 anos de graduação + 2 de mestrado. Eu, como estudante de intercâmbio, vou cursar o último ano da graduação aqui, assim como os outros intercambistas do meu departamento. Isso, pelo o que eu entendi, muda em cada departamento. Aliás, esses departamentos são como as áreas de estudo de cada um. Você pode mudar de uma para outro e cada um traz uma abordagem diferente de arquitetura, paisagismo, design e/ou urbanismo. Achei uma estrutura bem interessante. No meu departamento, as aulas são divididas em studio (que é o ateliê) e teóricas. Você só tem uma aula de cada vez. Por exemplo: durante dois meses você só tem projeto, das 9h da manhã às 5h da tarde, e foca somente nisso. Aí, quando acaba o projeto, tem alguns cursos teóricos e/ou práticos, que tomam mais algumas semanas e que você pode escolher em uma lista lá. A princípio, achei bem legal, já que dá pra focar em uma só coisa de cada vez e não tem sobreposição de entregas - AMÉM!

Bem, basicamente é isso que eu sei até agora sobre a faculdade e a estrutura das aulas :) Daqui a duas semanas vamos fazer uma biketrip, em volta desse anel que faz a costa da Dinamarca e da Suécia. O que eu achei LOUCO. Três dias pedalando, cerca de 40km por dia (!!!) e acampar nesse meio tempo. Vamos ver no que vai dar. Ainda tenho que comprar uma bicicleta E treinar, pra andar direito e não morrer.


E só uma dica, que eu encontrei por aqui :) Existem vários roteiros de passeios arquitetônicos que podem ser feitos de bicicleta! Você pode comprar no DAC - Danish Architecture Center e dá pra alugar a bicicleta também. Eu ainda não tentei, mas está nos meus planos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário