16 de setembro de 2013

The Øresund Loop Bike Trip - Parte 1


Esse fim de semana foi a tão esperada - pelos professores - e temida - por mim - viagem de bicicleta! Meu medo quanto a viagem, por eu achar ela um tanto quanto insana, se comprovou quando, depois de algumas subidas e ao fim de 15km, na primeira parada, meus joelhos pediram socorro e eu não consegui mais pedalar. Mas vamos por partes!


A proposta dessa viagem é a de reconhecer, identificar diferentes texturas urbanas na região de Öresund (em sueco ou Øresund, em dinamarquês*). O terreno para o nosso próximo projeto a gente teria que encontrar nessa área - sim, nós que vamos escolher! - e também tem umas análises pra fazer com base no passeio. No primeiro trabalho, desenvolvido em grupo nessas duas primeiras semanas, nós tivemos que analisar e caracterizar algumas texturas urbanas, dadas pelos professores. Tirei a sorte grande em questão de facilidade de realizar o modelo - laser cut na veia! -, mas não no quesito de interesse. Enfim, não vou me estende muito, pois peguei um exemplo chatinho. Quem quiser dar uma olhada, o trabalho final foi isso aqui + maquete na 1/1000 em madeira :)
*só não escrevo o nome das cidades direitinho em dinamarquês porque é muito chato ficar copiando as letras (æ, ø e å)

Copenhagen - Malmö
Tem muita gente que mora em Malmö e trabalha/estuda em Copenhagen e isso só é possível por conta de uma ponte, construída em 2000/2001. Nela passam carros, ônibus e o que nós combinamos de pegar, o trem :) Eu usei o site Rejseplanen para saber direitinho como ir pra lá, mas foi bem tranquilo. Dava pra ir pedalando até a estação central, mas pra poupar tempo - e sono e joelhos - eu decidir pegar o metrô até o aeroporto e de lá pegar o trem. Dá pra entrar com a bicicleta no metrô (menos nas horas do rush) e no trem, é só pagar uma passagem extra, que em geral é metade da passagem comum; há vagões separados para bicicletas também - e carrinhos de bebê e cachorros! Acabou que encontrei quase a turma inteira no trem e tinha mais bicicleta que gente no vagão :)


Em Malmö, contrariando nossas expectativas de chuva e frio, estava um dia lindo de sol! Encontramos com os professores e pegamos as bicicletas para ver uma comunidade ecológica muito interessante, chamada Bo01. Deu MUITA vontade de morar lá, parece outro mundo - mais outro mundo ainda do que Copenhagen. E do lado desse projeto, fica a Turning Torso, do nosso amigo Calatrava :)


Malmö - Hjärup/Jakriborg
Depois disso, começamos o caminhos para sair de Malmö e pegar a estrada. E depois de subir - mal e porcamente - um viaduto e alguns morrinhos num parque, meus joelhos começaram a doer muito :/ Fiquei muito, muito triste e quase voltei pra casa dali mesmo. Mas aí o professor falou que no próximo ponto de encontro, Jakriborg, teria uma estação de trem e que eu podia continuar acompanhando eles de trem ou então voltar pra casa de lá. Como era "só meia hora pedalando", eu decidi ir até lá mesmo. E foi difícil! Fiquei por último, junto com um professor e mais duas meninas de intercâmbio, que fora muito fofas e legais comigo, levando minha mochila pra bicicleta ficar mais leve e dando apoio moral.

A viagem valeu a pena :) Jakriborg fica na cidade de Hjärup e, pela descrição de um dos meus professores é uma "cidade medieval fake" hahaha Achei muito bonitinha, mas tem mesmo um quê de cenográfica. Almoçamos por lá e descansamos. Depois disso o pessoal todo foi pra estrada e eu fui pra estação de trem.

Por fim, a rota que eu fiz, do total que deveria ter feito de bicicleta, foi de 15km, não foi nem 10%!!! Para o pessoal que mora aqui e está acostumado a andar de bicicleta todo santo dia há bastante tempo, não deve ser tão absurdo. Mas pra mim, que não andava de bicicleta há vergonhosos 10 anos, mais ou menos, e que teve tendinite nos dois joelhos ano passado, foi demais.


Ainda não acabou nãão! Dividi em duas partes pra ficar mais tranquilo de ler :)
Como muita gente reclamou da fonte muito pequena no blog, resolvi mudar o layout, então a parte 2 da viagem chega amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário