30 de setembro de 2013

Preenchendo o tempo livre

Incrivelmente, ao contrário do que eu esperava, eu tenho muito tempo livre aqui. O horário "oficial" na faculdade é de 9 às 17h, mas acho que só fiquei até as 17 em um dia. Em geral, como não tem realmente aulas, vou embora quando termino o que estava fazendo ou quando estou muito saco cheio de debater projeto em inglês :) Por que é muito difícil.



Mas nos dias de semana sempre tem alguma coisinha pra fazer. Ir no mercado, lavar a roupa, inventar de fazer jantar... O pior, para mim, tem sido os fins de semana - esse já é o sexto em que eu estou sozinha aqui. Em um ou outro eu arrumo alguma coisa pra fazer com as meninas - por meninas, leia-se outras estudantes de intercâmbio -, mas nem sempre dá certo de marcar algo (porque eu sou um tantinho furona também).

Eu tenho tentado preencher esses fins de semana conhecendo algumas coisas que estavam pendentes e simplesmente matando tempo. Acho que desde a oitava série eu nunca tive tanto tempo livre!! É muito difícil lidar com isso, principalmente porque parece que o tempo não passa aqui. Eu faço um monte de coisa e ainda são 15h! E como tem feito lindos dias de sol - e frio - dá muito peso na consciência não aproveitar o dia e até dormir mais tarde, já que o inverno está chegando e eu SEI que quando o sol for se por as 16h eu vou ter me arrependido de não ter feito vitamina D enquanto podia :)

Então vamos aos lugares que eu andei visitando nesses dias aí:

Oktoberfest
Como meus planos para ir na Oktoberfest em Munique não deram certo, acabei me contentando com a daqui mesmo. Tinha alguns cartazes espalhados pela cidade fazendo propagando, mas quando eu perguntei para o pessoal da faculdade, ninguém fazia ideia que existia isso. Eu e as meninas decidimos ir, e estava explicado porque ninguém fazia ideia. Em geral, só tinha gente "velha" lá hahaha definitivamente não era um ambiente de jovens universitários. Mas foi divertido, a cerveja era boa e não tão cara, rimos das pessoas SUPER bêbadas e dançamos um pouquinho. Não estava muito cheio, o que era até bom :)



Our Savior's Church
É do ladinho da minha casa - mesmo, duas quadras daqui - e eu ainda não tinha subido na torre, que é linda. Um dia a Kathryn, a menina australiana, me chamou pra ir lá com ela - ela tem medo de alturas e queria subir haha - então fomos. Foram 30 Kr (desconto pra estudante) e 550 degraus para subir! Sendo que 150 são do lado de fora, o que é um tanto apavorante.

A torre é realmente linda, uma espiral harmoniosa de 1752, toda feita em madeira! A coisa mais legal na subida é ver os sinos da igreja. Guardando as proporções, me senti n'O Corcunda de Notre Dame hahaha A vista lá de cima é incrível, da pra ver a cidade quase toda - porque Copenhagen é toda plana, dá pra ver realmente longe! Achei até a minha casa :) Não sei exatamente o porquê, mas nós não entramos na igreja propriamente dita, acho que estava fechada. Enfim, é uma passeio que vale a pena. Estava um dia lindo e quente de sol, já que ainda era início de setembro, e eu até me atrevi - idiotamente, já que não me toquei que ia subir uma torre, onde venta MUITO - a sair de vestido.

O passeio acabou com um tradicional cachorro quente dinamarquês na beira do canal :)




Nessa dá pra ver minha casa :) Última fileira de telhadinho vermelho na direita!

Ny Carlsberg Glyptotek
Na Glyptotek - eu ainda não sei pronunciar esse nome - eu fui num domingo nublado, quando a entrada  é de graça (por ser domingo, não por estar nublado). Confesso que, depois de ter visto o London Museum em 2008, poucos museus de história da humanidade me impressionaram, e esse não foi um deles. Acaba que é sempre mais do mesmo. O que mudou na Glyptotek é que eles tem uma sessão de arte dinamarquesa, que é bonita, mas bem pequena. Tirando o acervo, na parte arquitetônica da coisa, o lugar é bem bonito! Tem um jardim de inverno no meio que dá pra ver das galerias superiores. Achei bem legal também que tinham várias pessoas sentadas em cadeiras no meio das estátuas, desenhando :) Foi legal para matar o tempo, mas lá dentro as coisas são caras e nem pra comprar uma lembrançinha deu.


Essa foto do meio eu achei sensacional, todos os narizes desaparecidos das estátuas!


Casa Cultural Brasil Tropicália
Não é beeeem um lugar turístico - não é na verdade haha - mas achei válido citar, pois comi uma ótima feijoada lá :) Fiquei sabendo desse lugar pelo grupo de Brasileiros na Dinamarca. Acabei indo com uns brasileiros e foi legal. Estava tocando música brasileira - acho que era pra ser chorinho, mas não sei o que acabou sendo - e tinha a tal feijoada. A única coisa estranha é que a salada tinha pepino, porque eles amam pedido aqui (e eu odeio)! Foi muito bom pra matar a saudade de comer feijão! Aliás, eu descobri um lugar que vende feijão, uma dessas "loja de turco", mas ainda não comprei. Enfim, vale a nota :)


The Black Diamond
É o prédio de extensão da Royal Library de Copenhagen. Fui lá para procurar um livro pra ler, de literatura mesmo, só para passar o tempo, mas não é bem esse tipo de biblioteca. Lá é biblioteca de pesquisa e estudo, com salas enormes cheias de Macs (das pessoas), onde você vai para consultar os livros e tudo mais. Tem um café no térreo e uma parte externa, onde é muito gostoso sentar para almoçar e depois ficar lagarteando no sol - que foi o que eu fiz durante bastante tempo, já que o dia estava lindo.

E pensando arquitetonicamente, depois de ter feito o projeto de uma biblioteca em PA3, essa é gigante mesmo, em tamanho. Para acessar o acervo e as salas de estudo você sobre uma "rampa rolante" (como a do aeroporto), que eu aconselho a subir de costas e ficar apreciando o enorme pé direito envidraçado, que dá vista para o canal. Infelizmente, o acervo de arquitetura e artes não fica nesse prédio, mas sim em uma outra unidade :( Fiquei na vontade de estudar lá.



Kelvebog Bølge
Recém inaugurado no dia 30 de agosto, esse é o mais novo promenade de Copenhagen! Pelo o que eu entendi, o projeto faz parte da iniciativa do governo (?) para ocupar e valorizar as áreas e torno dos canais da cidade. A Royal Library, o Harbour Bath, o Playhouse e a Opera House fazem parte dessa iniciativa, assim como muitas outras obras recentes - e tem várias em construção, como uma praia artificial no centro da cidade! Basicamente, agora toda obra feita na beira do canal não pode virar as costas pra ele e tem que tirar o máximo de proveito do contato com a água - que, vale lembrar, é limpinha e dá pra nadar :)

A intenção desse promenade é fazer relação com o Harbour Bath, que fica exatamente do outro lado do canal, e tentar trazer mais vida para essa margem, onde se concentram grandes prédios corporativos e hotéis e quase não passa gente. Os arquitetos explicam tudo bonitinho aqui.

Achei muito gostoso de andar lá, ainda mais porque o dia estava "quente" e o sol estava lindo! O mais interessante é a infra-estrutura que eles oferecem para os esportes aquáticos. Em baixo da passarela tem vários suportes para caiaque - as pessoas aqui amam isso, tem em tudo quanto é canal - e também tem espaço para pólo aquático (assim como no Harbour Bath). Também tem containeres, no nível inferior da passarela, que possuem banheiros e outros que servirão de lanchonetes. É um projeto bem interessante com um escorregador "radical" e várias decidas para as crianças saírem rolando :)



Amager Strand
Sim, tem praia em Copenhagen! É uma praia artificial, mas finge muito bem, com areia e matinho e sorvete. Fui pra lá de bicicleta e foi muito bom. Minha única crítica é em relação à localização da ciclovia e da calçada - que são a mesma coisa - longe demais do mar e de um jeito que não dá pra ficar olhando a água o tempo todo. A praia tem 5 "postos", com banheiros e lanchonetes, além de áreas para mergulho e áreas para banho, tudo devidamente separado. Uma das áreas de banho, inclusive, tem uma arquibancada, onde as pessoas ficam deitadas tomando sol. E mesmo com 15 ºC e nada de calor - só um sol que aquecia um tantinho - tinha gente mergulhando e fingindo que era verão.

Vale muito a pena fazer o passeio de bicicleta, patins ou caminhando mesmo. Tinha muita gente fazendo piquenique, com vinho e tudo, na areia, e muito cachorros brincando - tem uma grande população de cachorros aqui, de todos os tipos, uns mais lindos que os outros. Até tomei um sorvete pra fingir que era verão também, mas não aguentei muito tempo e depois botei as luvas de volta para pedalar quentinha!



Ufa hahaha Agora é aproveitar ao máximo esses dias de sol, mesmo que não sejam quentes, porque, de acordo com as previsões, o inverno vem com tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário