17 de setembro de 2013

The Øresund Loop Bike Trip - Parte 2

Hjärup - Landskrona
Saindo de Hjärup para Landskrona, o lugar onde a gente ia passar a noite, eu peguei o trem. Confesso que lutei um pouquinho com a tecnologia haha Como aqui tudo é digitalizado e não tem ninguém na estação (principalmente nas pequenas, como a dessa cidade) pra te dar informação, a primeira vez tem que ser meio no tato. Comprei a passagem direto na máquina, pagando no cartão (porque a gente usa cartão pra tudo aqui!) e acabei perguntando pra uma senhora se tava tudo certo, só pra garantir :) Ela foi super gentil (como a maioria das pessoas que eu pedi informação até agora) e eu peguei o trem logo em seguida.


Não tem catraca nem nada do tipo. Você compra o bilhete e entra. No trem, de vez em quando, passa uma pessoa conferindo as passagens e tal. O que eu achei mais legal nos trens daqui é que eles tem lugares especiais - leia-se: vagões - para você entrar com o carrinho de bebê, o cachorro e a bicicleta, e todo mundo usa! Sentei do lado de um cadela linda, muito simpática e babona, que gostava de subir no banco pra ver a paisagem :)


Landskrona - Helsingborg - Helsingör
Landskrona me pareceu uma cidade muito bonita! Quando cheguei no camping, morta com meus joelhos inchados (ainda tive que pedalar até lá :( ), peguei as chaves dos quartos - nós ficamos tipo em umas cabines - mas fui logo ver a praia, que estava linda no sol sueco!



Depois que o pessoal de bicicleta chegou, alguns foram pra praia também e resolveram jogar vôlei. Como o jogo estava um desastre - acho que ninguém jogava desde o colégio haha - mostrei pra eles como se jogava Três Cortes, Record e Futevolei. O pessoal se amarrou :) De noite os professores fizeram um "churrasco"com as piores carne de porco e salsichas que eu já comi :D Mas foi legal conversar com eles e com o pessoal todo. Os professores são bem internacionais - dinamarquês, neozelandês, francês e inglês - e já deram aula em um monte de faculdade aqui da Europa (como a AA, em Londres, e a TU Delft) e nos EUA.

De Landskrona pra Helsinborg, nossa última parada na Suécia. Peguei o trem, de novo, e bizarramente cheguei 5 minutos antes das pessoas que foram de bicicleta! E ainda estava chovendo, vai entender como essa gente consegue pedalar tão rápido. Almoçamos por lá e depois pegamos a barca para Helsingör, na Dinamarca. Achei sensacional pegar a barca haha Muito incrível isso de um lado ser Suécia e do outro ser Dinamarca. Muito legal também como até na barca tem lugares pra bicicleta, no porão junto com os carros. Deixamos a bike lá e subimos para uma parte que tinha até loja duty-free.

Esquerda: Dinamarca. Direita: Suécia




Helsingör - Humlebaek/Louisiana Museum
O ruim é que, indo de trem, eu mal vi as cidades... Fiquei bem triste com isso e com raiva do meu joelho. Vou ter que acabar voltando nesses lugares pra ver direito! Mais um trem de Helsingör para Humlebaek, onde fica o Louisiana Museum. Adorei o museu, mais do que eu já normalmente gosto! Me lembrou muito Inhotim - mas Inhotim é melhor :) - e estava tendo uma exposição muito legal fazendo uma retrospectiva da carreira da Yoko Ono. Não sou grande fã dela - até porque mal conheço as suas obras - mas tinha muita coisa interessante. O museu em si é muito legal, bom para ir num dia de sol - porque tem várias obras ao ar livre -, mas também dá pra ir em dias de chuva, já que tem uma grande área fechada e quentinha. E o melhor: estudante de arquitetura entra de graça! Isso quer dizer que a minha volta lá é garantida :)




Humlebaek - Copenhagen
Peguei o trem de Humlebaek para Copenhagen, pulando a última parada da viagem que seria em Niva.  Voltei no trem fazendo um balance geral da viagem e calculando o prejuízo que meus joelhos tiveram - muito gelo pra resolver isso! Foi muito boa, deu pra conhecer melhor todo mundo do grupo e fazer mais amizades :) Mas teria sido muito melhor se fosse daqui há um mês, quando meu corpo semi-sedentário estivesse mais acostumado a pedalar. Enfim! Ta aí o percurso total da viagem e os pontos de parada :)

Essas linhas verdes no mapa são as ciclovias! Ou seja, dá mesmo pra fazer uma viagem toda só de bicicleta, pois a rede de ciclovias é muito abrangente e bem cuidada :)

A até F - dia 1 / F até J - dia 2 / J até K - dia 3

Total de 160km! 
(contando com os desvios para ver as coisas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário