10 de março de 2014

O Carnaval Halloween Dinamarquês

Quando eu perguntei o que era o Fastelavn, todos me responderam "é o halloween dinamarquês!".
Mas o que eles não sabiam é que isso se chama carnaval!


A festa
O Fastelavn é comemorado sete semanas antes do Domingo de Páscoa, no domingo anterior a semana do nosso Carnaval - que com certeza deve ter um nome que eu não sei. Esse ano, então, caiu no dia 2 de Março, mas as comemorações duram o fim de semana todo. :) Um dos garotos da minha turma faz uma festa todos os anos e fez o favor de convidar todos os intercambistas, o que foi muito legal pra gente conhecer essa tradição. A festa era à fantasia e tinha um barril e tudo mais!

Lanchinho de festa dinamarquês: cenoura e pepino com molho picante!


As fantasias
Todos mundo põe muito empenho nas fantasias. Na festa que eu fui, tinham umas sensacionais: Bacon, Edward Mãos de Tesoura, Andy Warhol, Jacaré e até Marius, a girafa. E é aí que a gente vê como é difícil arrumar uma fantasia quando não se está em casa! Acabei indo de Rosie the Riveter, já que só precisava achar uma bandana vermelha. A fantasia não ficou 100%, mas deu pro gasto e as pessoas em geral até reconheceram. :) Um costume desse feriado, como no Halloween, são as "gostosuras ou travessuras", mas só com a parte das gostosuras. Então as crianças saem fantasiadas, de porta em porta, pedindo doces!

Nossas fantasias super elaboradas: Ladra e Rosie the Riveter


O barril
O auge de festa é quebrar o barril! É uma brincadeira tradicional dinamarquesa chamada slå katten af tønden, que quer dizer algo como tirar o gato do barril batendo nele. Mas calma! Não tem gato nenhum. A brincadeira é bater num barril de madeira que tem doces dentro e é decorado com uma figura de um gato - é pendurado, como uma piñata. As pessoas - geralmente é uma brincadeira de crianças, mas todo mundo pode brincar! - se revezam batendo no barril com um taco de madeira. Quem quebra o barril primeiro e faz os doces caírem se torna kattedronning (rainha dos gatos ou rainha gato) e quem quebra o último pedaço do barril se torna kattekonge (rei dos gatos ou rei gato).

A tradição, como sempre, vem da Idade Média, onde um gato preto vivo era colocado dentro de um barril, onde se batia com pedaços de madeira até o quebrar e o gato escapar. Depois o gato era expulso da cidade, já que as pessoas acreditavam que ele levaria a má sorte e os maus espíritos embora. Me pergunto se aquela música do Atirei o Pau no Gato não veio daí...



Comidas
Como não podia faltar em todas as tradições dinamarquesas, tem a comida! Como nos primórdios o Fastelavn marcava o início do período de Quaresma, as pessoas comiam tanto quanto elas podiam. A comida tradicional desse feriado são os Fastelavnbolle, que são pães doces recheados com creme e geléia e cobertos com açúcar. A minha amiga norueguesa - que é uma ótima cozinheira! - fez a versão norueguesa dos bolinhos pra gente. São deliciosos e se parecem muito com alguma coisa que a minha avó já fez pra gente comer hahahaha Além desses pães, tem também uns rolinhos de canela e açúcar, outra delícia.



Eu ainda estou para pegar a receita desses pãezinhos! :9

Nenhum comentário:

Postar um comentário